terça-feira, 17 de junho de 2008

Campanha publicitária segue um processo?

É claro que segue um processo!!!
Esse é um resumão basicão do processo que, geralmente, às agências seguem.
Costuma ser dividido em 4 setores básicos:

*Atendimento
*Planejamento
*Criação
*Mídia

Atendimento:

De certa forma é a "secretária" da agência.
O atendimento na verdade é o setor que entra em contato direto com o cliente. Ele quem
faz a "relação pública" da agência com o cliente, quem puxa o saco, bate horas de papo, serve café, prepara ou recebe o briefing. Sim o briefing. No briefing, no job.

Planejamento:

O planejamento é quem planeja. Pronto acabou.
Mas planeja o quê? A campanha dãr.
Certo, o planejamento é quem dá rumo a campanha. Ele quem vai pesquisar qual é o público alvo, e é quem vai decidir qual a estratégia que deverá ser usada para que a campanha tenha sucesso.

Criação:

Criação é o setor que cria a peça publicitária que vai ser veiculada. É quem desenvolve o comercial, o folheto, o outdoor, que seja.

Mídia:

Mídia é quem decide a verba que vai ser usada para cada meio de veiculação. Quanto vai ser utilizado para veicular em revistas, televisão, rádio, internet (qualquer meio que for escolhido).

Esse é o processo que deve ser seguido para o sucesso de uma agência (mesmo que você seja a sua agência).
Simples assim!

Nenhum comentário: