quarta-feira, 18 de junho de 2008

Como eu começo uma campanha?

Pelo briefing!

Anh?

Briefing!
O briefing é um conjunto de informações passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho.

E daí? Porque eu preciso de um?

Ele
é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente. O briefing é onde estão as primeiras especificações do que quer o cliente nesse trabalho e o que você pode oferecer para ele. É a matéria-prima que o designer precisa para sair do zero e começar a esboçar uma solução, seja na mente, no papel ou no monitor.

Huuuuum...Fale mais.

Nem sempre podemos fazer a reunião de briefing direto com o cliente. Ficamos à mercê do contato comercial e, como não será ele quem vai ter que quebrar a cabeça para inventar algo, em geral, eles não se dão o trabalho de sentar com o cliente e fazer um bom briefing. Caso, haja a possibilidade do designer conversar direto com o cliente, melhor.

Mas, e aí? O que eu faço se o cliente não mandar um briefing?

Faça o seu!
Não quero dizer que você deve ler mentes, mas pode se basear no que já ouviu falar sobre o projeto, nas instruções verbais iniciais, em pesquisas gerais de marketing e sua experiência pessoal. Pesquise.

E o que eu coloco nesse tal de briefing?

Bom você pode colocar informações relevantes sobre a empresa e o produto como:
*O histórico (da empresa/produto)
*O objetivo do projeto
*Estratégia
*Público alvo
*Vantagem competitiva circunstancial
*Mensagem chave
*Obrigações(que a agência tem para cumprir com o cliente)
*Questões geográficas(lugar/região onde a empresa/produto é mais ou menos forte)
*Orçamento

Entendeu né...Pra começar uma campanha, comece pelo começo. O briefing.






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